Acesso restritoCONSULTAS SCPC

Mercado - Evaldo Fontes

INSS: nova regra restringe “Empréstimo Consignado” a aposentados

Novos aposentados e pensionistas estão proibidos de fazer empréstimo consignado até três meses depois de se aposentar. Depois disso, devem pedir o desbloqueio no banco. A medida passou a valer a partir do dia 01 deste mês. A norma do INSS impede, também, os bancos e as financeiras, de oferecerem empréstimos consignados, aqueles que são descontados no valor da aposentadoria, durante os seis primeiros meses depois que a pessoa se aposentar. É isso o que detalha o especialista em Direito do Consumidor Arthur Rollo.

Segundo o especialista em Direito do Consumidor, Arthur Rollo, essa medida é para proteger os aposentados dos assédios que geram, muitas vezes, prejuízo a essas pessoas, que chegam a ficar endividadas ou ficam sem receber o valor da aposentadoria. Após os três meses depois que passa a receber o benefício, o aposentado pode pedir o desbloqueio, caso queira contratar um empréstimo. Para isso, deve preencher um formulário eletrônico do banco e autorizar o desbloqueio. 

A instrução normativa do INSS determina, ainda, que o valor líquido da aposentadoria só pode ser comprometido em até 30%, com o empréstimo consignado. Os bancos que não cumprirem a determinação de bloqueio pelo tempo exigido podem sofrer sanções do INSS, como suspensão e até proibição de oferecer empréstimo consignado.

Fonte: Banco Central, Empresa Brasil de Comunicação S/A - EBC e Mercado

Mande sua pergunta/sugestão para o e-mail fontesevaldo@yahoo.com.br – Evaldo Fontes - Consultor de Finanças Pessoais e de Empresas – (032) 98802 6319 / 3251 6319 – Escritório: Rua Francisco Ladeira, 48 - Centro  

 



CURSOS E EVENTOS


Veja todos

Clique para ver a última edição

REGULAMENTO da PROMOÇÃO “TV Brasilcard! ”

PARCEIROS