Acesso restritoCONSULTAS SCPC

Juros do rotativo do cartão de crédito sobem para 274% ao ano

Mercado Financeiro - Evaldo Fontes

Juros do rotativo do cartão de crédito sobem para 274% ao ano

 Prezado leitor, os consumidores que caíram no rotativo do cartão de crédito pagaram juros mais caros em agosto. A taxa média do rotativo do cartão de crédito subiu 2,6 pontos percentuais em relação a julho, chegando a 274% ao ano.Esses dados foram divulgados pelo Banco Central (BC), no dia 26 deste mês,em Brasília. A taxa média é formada com base nos dados de consumidores adimplentes e inadimplentes.No caso do consumidor adimplente, que paga pelo menos o valor mínimo da fatura do cartão em dia, a taxa chegou a 250,3% ao ano em agosto, com redução 1,8 ponto percentual em relação a julho.

Já a taxa cobrada dos consumidores que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura (rotativo não regular) subiu 6,1 pontos percentuais, indo para 291,3% ao ano.O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. O crédito rotativo dura 30 dias. Após esse prazo, as instituições financeiras parcelam a dívida.

Em abril, o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu que clientes inadimplentes no rotativo do cartão de crédito passem a pagar a mesma taxa de juros dos consumidores regulares. Essa regra entrou em vigor em junho deste ano.Mesmo assim, a taxa final cobrada de adimplentes e inadimplentes não será igual porque os bancos podem acrescentar à cobrança os juros pelo atraso e multa.

A taxa de juros do cheque especial ficou estável em agosto comparada a julho em 303,2% ao ano. Assim continua a ser a menor taxa desde março de 2016, quando estava em 300,8% ao ano.

As regras do cheque especial mudaram em julho. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os clientes que utilizam mais de 15% do limite do cheque durante 30 dias consecutivos passaram a receber a oferta de um parcelamento, com taxa de juros menores que a do cheque especial definida pela instituição financeira.

Fonte: Banco Central, EBC - Empresa Brasil de Comunicação e Mercado

 

Mande sua pergunta/sugestão para o e-mail fontesevaldo@yahoo.com.br
Evaldo Fontes - Consultor de Finanças Pessoais e de Empresas – 032 8802 6319 / 3251 6319



CURSOS E EVENTOS


Veja todos

Clique para ver a última edição

REGULAMENTO da PROMOÇÃO “TV Brasilcard! ”

PARCEIROS